Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

5 cuidados que você deve ter ao utilizar um EPI

 5-cuidados-que-voce-deve-ter-ao-utilizar-um-epi

Quando uma obra exige a utilização de Equipamentos de Proteção Individual, é por que o trabalhador estará exposto a algum risco que demanda proteção e cautela. Por outro lado, comprar um EPI é somente uma parte do processo. Veja abaixo alguns cuidados que você deve ter antes de começar a usar um protetor.

  • Treine sua equipe antes de começar os trabalhos

Por mais que possa parecer simples para pessoas já experientes, nem sempre a utilização de um EPI é algo intuitivo e rápido de se aprender. A Cadeirinha de Rapel, por exemplo, exige que todos os pontos estejam bem afivelados e conectados. Somente dessa forma ela será capaz de prover toda a proteção necessária. Portanto, antes de distribuir um EPI para os trabalhadores, faça treinamentos e demonstrações, inclusive escolhendo alguns integrantes para praticar a colocação e uso do equipamento. Quanto mais preparados todos estiverem, menos riscos estarão presentes.

Aproveite o espaço para também ver se há dúvidas e se eles gostariam de fazer uma sugestão. Muitas vezes, é possível conseguir boas ideias para argumentar com a fabricante a criação ou modificação de um EPI.

  • Conheça bem a fabricante e siga suas recomendações

Na hora de comprar um EPI, é importante que se escolha uma fabricante de qualidade que possua Certificado de Aprovação em seus produtos. O CA, como é mais conhecido, é a prova de que a empresa passou em testes rigorosos de segurança, assim garantindo um produto de qualidade e durabilidade. A Angare possui este certificado em diversos de seus produtos por meio de sua fábrica, a Celpan. São materiais como a Cadeira Suspensa, o Talabarte, o Trava Quedas, entre muitos outros. Um excelente site para conseguir consultar o CA é o ConsultaCA.

Após escolher sua fornecedora, não deixe também de saber sobre seu atendimento. Consulte os canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat, entre outros. Pelo atendimento, você será capaz de saber se a empresa estará apta a te dar um bom suporte pós-venda.

  • Saiba realmente qual é o EPI necessário para a função a ser realizada

Quando se está pesquisando por EPIs, você irá se deparar com uma quantidade muito grande de variações, modelos e especificações técnicas. Por exemplo, se você necessita de luvas de alta tensão, precisa saber a voltagem que será descarregada ao ocorrer o contato. Isso é de extrema importância, porque os modelos têm variações de resistência. Dessa forma, escolher a luva correta é proteger a vida do trabalhador.

  • Faça manutenções periódicas

Todo EPI é muito exigido durante a execução de um trabalho. Quando se possui um equipamento de qualidade, a vida útil do material tende a ser longa. Por outro lado, também é necessário repor o protetor quando se passa do tempo recomendado ou quando ele sofre um desgaste acima do esperado. Essa medida é fundamental para garantir a segurança de todos.

Para controlar o tempo, é indicado usar uma tabela marcando quando o EPI começou a ser utilizado juntamente com a indicação da fabricante para manutenção. Em caso de dúvidas, entre em contato e pergunte.

  • Pesquise por novidades na área de EPI

O mercado de EPI está sempre evoluindo e novidades são apresentadas periodicamente. São equipamentos com ainda melhor desempenho e novos recursos de segurança. É recomendável manter contato com colegas de mercado e com seu fornecedor para conhecer possíveis atualizações ou lançamentos.

5 cuidados que você deve ter ao utilizar um EPI - 5.0 out of 5 based on 1 vote



Copyright © Angare | Referência e tradição em EPI e Proteção em Altura 2011.