Como usar o Trava Quedas

travaquedas-preso-em-corda

Consulte também nossa Trava Quedas: http://www.angare.com/trava-quedas

No cotidiano da construção civil, é comum que os trabalhadores carreguem e utilizem uma grande variedade de equipamentos. Conhecidos pela sigla EPI, os equipamentos de proteção individual são essenciais para proteger o usuário. Entre os principais protetores, está o capacete, as luvas, botas, uniforme, cadeira de descida, corda, entre outros. Neste artigo, iremos abordar a forma correta de utilização do Trava Quedas.

O que é o Trava Quedas?

trava-quedas-fechado

Trata-se de um EPI para proteção contra quedas em alturas variadas. Há diferentes modelos de Trava Quedas: alguns são projetados para cordas e outros para cabo de aço. Na hora da compra, é sempre importante ter ciência da espessura da corda ou cabo, pois somente respeitando essas medidas o equipamento funcionará corretamente. Jamais se deve usar no material inadequado, pois isto coloca o trabalhador em risco.

Há também modelos de Trava Quedas com cabos retráteis, que permitem o deslocamento do profissional por meio de uma corda que abre uma maior distância de atuação e é retraída quando necessário.

Por fim, há também o Trava Quedas Retrátil Resgatador. Ele apresenta as mesmas características do modelo retrátil, mas conta ainda com uma alavanca para ser usada em momentos em que o trabalhador precisa de ajuda. É ideal para espaços confinados, como em trabalhos para a manutenção de redes subterrâneas e tubulações.

Como utilizar o Trava Quedas?

Caso você esteja usando o modelo tradicional, a primeira coisa a se fazer é aplicar somente a corda ou cabo de aço com a espessura correta. Abra o Trava Quedas seguindo as instruções da fabricante para colocar a corda na parte interna. É fundamental observar a seta direcional (imagem abaixo) presente no equipamento. Observando-a corretamente, você verá o sentido em que o equipamento deve ser aplicado. Após respeitar esse requisito, prenda a corda/cabo internamente e feche o Trava Quedas com todas as travas.

seta-trava-quedas

Lembre-se que uma ponta do Trava Quedas estará em contato com a corda, enquanto que o gancho deverá ser travado junto ao mosquetão do cinturão do trabalhador.

Após ter conectado todas as alças corretamente, faça um teste em solo. Caso o travamento não seja imediato ao aplicar a simulação, verifique novamente a aplicação e a confiabilidade do EPI.

Líderes de equipe devem realizar treinamentos periodicamente, inclusive escolhendo integrantes para testes. É importante ressalta que o travador é individual, não devendo jamais ser utilizado de forma coletiva.

A regularização dos Trava Quedas:

Outro dado é muito importante na hora de comprar Trava Quedas: verifique se a fabricante segue as normas da ABNT para fabricação. A Angare segue as normas NBR 14626, NBR 14627 e NBR 14628. O cumprimento dessas normas é a garantia ao consumidor de que ele está adquirindo um material confiável e resistente.

Sobre a Angare:

A Angare possui longa experiência com Equipamentos de Proteção Individual, possuindo em seu estoque uma grande variedade em seu catálogo. Fundada em 2003, a companhia mantém seu compromisso de qualidade, sempre seguindo prazos e regulamentações. Precisa de EPI? Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3228-6015.

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

WhatsApp: (11) 9-4705-0162

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/