Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Deficientes visuais reclamam de estrutura em Sorocaba

Falta de sinalização e piso quebrado são algumas das reclamações. Prefeitura informou que o problema deve ser solucionado nos próximos dias.

piso mall colocado

No Centro da cidade de Sorocaba (SP), o desrespeito à sinalização de guias, colocados para orientar os deficientes visuais, demonstra o descaso do poder público.

 

Em muitos pontos o piso está quebrado, sujo e em péssimas condições. Em outros, os contêineres de lixo são colocados bem em cima da faixa, impedindo a passagem deles, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

No local que deveria ser destinado como referência para os deficientes visuais, um terminal de bicicletas públicas foi instalado sobre a faixa, uma dificuldade para quem enfrenta todos os dias quem depende desta sinalização especial.

 

Fabiano é um dos deficientes, conta que na Rua Barão do Rio Branco, a passagem é um desafio. A bengala que ele utiliza tem a ponta redonda, o que permite identificar com mais facilidade os obstáculos. Na calçada da Rua Quinze de Novembro, o problema se repete. O piso fica bem ao lado de um tapume de madeira e em um dos lados, só há o concreto cheio de buracos.

 

Por meio de uma nota, a Urbes- responsável pelo trânsito do município, informou que a estação do IntegraBike já contatou a empresa responsável por administrar o sistema de bicicletas públicas na cidade, e que irá realizar as mudanças necessárias para a readequação do piso tátil. A mudança deve acontecer entre 15 e 30 dias.

 

Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana informou que os locais do Centro, nos quais houve troca do piso no ano passado, contam com uma garantia de 5 anos após a instalação. A Secretaria comunicará as empresas responsáveis sobre os pontos para que providenciem a substituição das peças.

 

A respeito da localização dos contêineres, a empresa responsável já foi contatada para retirada dos ponto de acessibilidade, além de reforçar orientações para que o procedimento não volte a acontecer.

Piso tátil mal colocado

Terminal de bicicletas públicas foi instalado sobre a faixa guia em Sorocaba, SP (Foto: Reprodução TV Tem)

 

Piso Tátil Direcional

piso direcional

O piso direcional tem a função de mostrar o caminho ao deficiente visual, funciona assim, o deficiente sente atravez de sua bengala as linhas paralelas do piso direcional e se guia atravez delas para chegar ao local desejado, quando existe algum obstaculo ou mudança de direção se apresenta o piso alerta.

piso direcional

Piso Tátil Vermelho Piso Tátil AmareloPiso Tátil Amarelo

Piso Tátil Alerta

piso alerta

 

O piso alerta em a função de informar ao deficiente visual os pontos de sua tragetoria onde existem obstáculos (no plano ou suspensos), mudanças de plano(escada degraus rampas e mudanças de direção.

piso alerta

O piso alerta pode ser usado em sequencia do piso direcionalou de forma isolada.

Piso Tátil vermelhoPiso Tátil - Piso Podo tátil Piso Tátil Melhor Preço



Copyright © Angare | Referência e tradição em EPI e Proteção em Altura 2011.