Balancim individual: o que é e como funciona

Entenda como proceder com este importante equipamento usado para trabalho em altura, como fachadas de prédios e similares. Saiba mais!

O trabalho em altura apresenta muitas vezes nomes que o grande público não está acostumado, como trava quedas, talabarta, freio 8, entre outros. Além dos citados, também é comum a dúvida sobre o que é o balancim individual. Neste artigo, além de explicar a definição e o funcionamento deste equipamento, também elencamos alguns cuidados essenciais em sua utilização.

balancim individual detalhe

O que é o balancim individual?

Entendemos como balancim individual o assento usado por profissionais para trabalhar em altura, como manutenções de fachadas prediais, estruturas urbanas, entre outras parecidas. O grande destaque do balancim individual é que ele é projetado e desenvolvido para essa atividade, aumentando a segurança do usuário e não prejudicando a liberdade de movimentos.

O balancim individual segue as instruções previstas na NR 18 (veja link ao final). Dessa forma, por ter toda essa importância, garanta sempre a compra do balancim em uma fabricante que siga essa norma e que possua as certificações necessárias. Na Angare, por exemplo, o balancim possui a certificação Falcão Bauer, que atesta sua qualidade e confiabilidade.

O balancim individual também é mais conhecido como cadeira suspensa ou cadeirinha de pintura.

Como o balancim individual funciona?

O assento funciona em conjunto com outros equipamentos. É fundamental que o profissional tenha perícia e experiência antes de se colocar em situações de risco. Portanto, realize treinamentos em uma altura não maior que dois metros do solo.

O profissional deve utilizar o balancim individual com os EPIs relacionados à atividade em altura: trava quedas, cinto tipo paraquedista, corda bombeiro, afastador de cadeira suspensa, luvas de proteção, capacete e sapatos de segurança.

Note que cada um deles tem peculiaridades e instruções de uso relacionadas.

Sabendo usar os EPIs, o profissional desce pela estrutura controlando o tempo e a distância de aproximação com o solo. O balancim individual fica conectado à corda o tempo todo.

Produtos que podem ser de interesse:

Cadeira suspensa

Cinto tipo paraquedista

Trava quedas

Para estar informado:

NORMA REGULAMENTADORA 18 – NR 18