Talabarte: EPI com cinto

Código do produto:

– Simples: 15100

– Modelo corda poliamida ou polipropileno: 16327

– Modelo em Y com Alma de Aço: 28811

– Modelo em Y com alma de aço e absorvedor de impacto: 28810

– Modelo em Y em fita com absorvedor de impacto: 15083

– Modelo em Y em fita sem absorvedor de impacto: 9115

– Modelo em corda c/ reg. de distância inox: 15292

Norma técnica: ABNT NBR 15834

Função do Talabarte ao ser usado com o cinto

A Angare, empresa pertencente ao Grupo RPF, possui em seu catálogo muitos modelos deste EPI. Este é um dos Equipamentos de Proteção Individual mais importantes para a realização de trabalhos em alturas. É um elemento de conexão entre o Cinto Tipo Paraquedista e o ponto de ancoragem.

A composição do Talabarte

Este equipamento pode ser fabricado de formas diferentes e por meio de materiais diferentes. Dependendo de sua função, pode ser confeccionado em poliéster, nylon, poliamida, entre outros. Além disso, o gancho ainda apresenta dupla trava para aumentar a segurança do trabalhador.

Como funciona o Talabarte?

O Talabarte é a extensão do cinto de segurança do trabalhador. Inicialmente, tempos atrás, este EPI era preso à parte dorsal do cinto. Por outro lado, quando o Brasil começou a realizar importações de modelos mais modernos, a indústria começou a se modernizar a disponibilizar mais opções aos profissionais.

Após uma mudança na Norma Regulamentadora 18, do Ministério do Trabalho, tornou-se obrigatório o uso do Talabarte duplo ou em formato em “Y”. O que muitos trabalhadores não sabem, é que os Talabartes mais modernos junto aos cinturões oferecem múltiplas alternativas de conexões entre ambos, e não somente na parte dorsal.

Conhecendo todos os pontos de conexão, o usuário poderá escolher a forma que lhe é mais conveniente para o desempenho da função.

O modelo de Talabarte em Y necessita de alguns cuidados. Alternando seus pontos, é possível se locomover por estruturas sempre preso por uma das extremidades. Assim, o trabalhador sempre estará seguro. Atenção: ao alternar os pontos, eles não podem impedir o funcionamento do absorvedor de energia, uma fita dobrada que se desfaz e alonga ao receber certa quantidade de carga. Neste processo, ele amortece a queda.

Os Talabartes ainda podem ser acoplados aos Trava Quedas Retráteis, dependendo do modelo usado.

Como comprar Talabarte?

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3228-6015 e faça o seu pedido. Peça um orçamento e receba no endereço de sua preferência dentro do território nacional.

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF especializada na fabricação e venda de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Fundada em 2003, possui longa experiência com Equipamentos de Proteção Individual.

Alguns modelos disponíveis de Talabarte:

Assista também ao vídeo muito informativo de Luiz Eduardo Spinelli, mostrando como o Talabarte funciona: