O que é extintor de incêndio?

O extintor de incêndio é um importante equipamento de segurança, sua função é controlar ou eliminar o fogo de um local ou objeto. Sua história começa em 1734 quando o médico alemão M. Fuchs criou bolas de vidro com uma solução salina (área de produção de sal marinho pela evaporação da água do mar ou de lagos de água salgada) para ser atiradas ao fogo.

extintor de incêndioextintor-de incendio

Já o extintor de incêndio moderno foi criado pelo militar inglês George William Manby em 1813, depois que ele presenciou um incêndio em que as mangueiras dos bombeiros não chegavam no local, ele sentiu que poderia colaborar para evitar situações parecidas. Então, três anos depois ele desenvolveu um artefato cilíndrico de cobre com capacidade para 15 litros com um fluído que Manby batizou de anti-chamas, sua composição era de potassa caustica.

Quais são os Tipos de Extintores de Incêndio ?

Atualmente, os extintores de incêndios modernos possuem agentes extintores que colaboram no combate ao incêndio. Diferentes agentes para diferentes tipos de incêndio. Veja abaixo quais são os principais tipos de extintores de incêndio:

  • Água pressurizada, que apaga o fogo por resfriamento. Deve ser usada em materiais sólidos como papel, borracha, tecidos ou madeira.

 

  • Extintor de incêndo de Bicarbonato de sódio, pode ser chamado também de Pó Químico BC e é usado para extinguir incêndios de gases, equipamentos elétricos e líquidos.

 

  • Extintor de incêndo de Fosfato monoatômico, também chamado de Pó ABC, detém incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade.
  • Extintor de incêndo de Dióxido de Carbono, também conhecido por Gás Carbônico, que apaga o fogo retirando o oxigênio. Usado em líquidos e gases (gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores que tenham corrente elétrica.

 

  • Extintor de incêndo de Espuma, usada para incêndios de líquidos e sólidos.

 

  • Extintor de incêndo de Halon, usado em equipamentos elétricos e apaga o fogo sem deixar resíduos. Porém, foi abolido pelo Protocolo de Montreal, pois é nocivo a camada de ozônio.
  • Extintor de incêndo de NAF, aconselhado para apagar fogo em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. É respeitado como um Agente Limpo, não é residual, com baixa toxicidade e não lesa a camada de ozônio. Também não conduz eletricidade e substitui o uso do Halon.

 Qual a altura correta para colocar a placa do Extintor de Incêndio ?

Sinalização de Extintor de Incendio deve ser feita corretamente a altura recomendada pela norma ABNT NBR 13434-1 para a altura da placa de sinalização de extintores de incêndio em parede.

Altura Recomendada para a Placa de sinalização do Extintor de Incendio

Sinalização de Extintor de incendio deve ser feita por meio de placas de sinalização e por marcação de solo neles indicam que há um extintor de Incendio carregado por perto.

De acordo com a ABNT, NBR 12693 de 1993, mais claro em seu item 5.3.5, rege que, a área mínima para demarcação de solo para extintores de incêndio deve ser de 1 metro quadrado, divididos entre um campo vermelho de 70 centímetros quadrado ladeado por faixas de 15 cm em amarelo.

Visite nosso site de Placa de Sinzalização e compre a sua placa de sinalização para extintor de incendio !

Duvidas Ligue 11-3228-6015 ou mande um email para contato@angare.com 

 

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

WhatsApp: (11) 9-6480-8729

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/