Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

'Parque para Todos' é lançado nesta 4ª feira em Sorocaba, SP

Programa traz acessibilidade aos parques da cidade. Primeiro a receber a reforma é o Parque da Água Vermelha.

 Parque para todos - Piso tátil e acessibilidade !

O Jardim dos Sentidos estimula os sentidos dos deficientes (Foto: Divulgação / A.I.)


Acessibilidade e opção de lazer para deficientes. Essa é a promessa de um programa que foi lançado nesta quarta-feira (30) em Sorocaba (SP). O primeiro “Parque para Todos” é no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Jardim Europa. O evento de lançamento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

O objetivo do “Parque para Todos” é adequar quanto à Norma Brasileira ABNT - NBR 9050, que regulamenta os padrões de acessibilidade voltados às pessoas portadoras de deficiência física e visual. Para facilitar o deslocamento dos portadores de deficiência física e visual, foi construído um novo portal de entrada no parque na Avenida Londres. A partir deste local há uma rota acessível, de 300 metros de extensão por 1,50 metro de largura, em concreto lixado e trechos de piso tátil, para garantir o trânsito dessas pessoas aos principais ambientes do Parque.

 

Piso tátil é adaptado para facilitar o passeio de deficientes visuais

O piso foi adaptado para facilitar o passeio de deficientes visuais (Foto: Divulgação / A.I.)


Mas não foi apenas na acessibilidade que o projeto de reforma atendeu. Para deixar o passeio dos novos visitantes que serão atraídos com as novidades mais agradável, um Jardim Sensorial foi construído. Com cerca de 20 m², em formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estarão dispostos alguns tipos de plantas. Com isso, o visitante poderá sentir diferentes sensações, de tato, olfato e até mesmo de sabor.

Os sanitários passaram por adaptações, como a troca e o alargamento das portas, a substituição de pias, a elevação das bacias sanitárias, a instalação de barras nas paredes e instalação de bebedouros adaptados. O "Água Vermelha" conta também com placas informativas e mapas do local em braille e, em breve, chegarão dois brinquedos especiais, que se integrarão aos demais brinquedos feitos em madeira. Trata-se de um carrossel e de um balanço para serem usados, inclusive, por crianças usuárias de cadeiras de rodas.

O parque oferece também um Programa de Educação Ambiental, que trabalha o tema "água". Durante as visitas monitoradas, os participantes recebem orientações sobre consumo consciente de água, fauna e flora aquática, preservação dos recursos hídricos, conceito de nascente, importância das matas ciliares e demais áreas verdes, dentre outros. Essas visitas são gratuitas e devem ser agendadas previamente pelo telefone: 3221.6643.

O Parque da Água Vermelha é aberto ao público diariamente, inclusive finais de semana e feriados, e funciona das 8h às 17h. Ele fica na Rua Romênia, 150, no Jardim Europa.

 

Parque para todos - Acessibilidade !

A entrada do parque recebeu adaptações para facilitar o acesso (Foto: Divulgação / A.I.)

Tipos de Piso Tátil

Piso Tátil Direcional

piso tátil direcional

O piso direcional tem a função de mostrar o caminho ao deficiente visual, funciona assim, o deficiente sente atravez de sua bengala as linhas paralelas do piso direcional e se guia atravez delas para chegar ao local desejado, quando existe algum obstaculo ou mudança de direção se apresenta o piso alerta.

piso tátil direcional

Piso Tátil Vermelho Piso Tátil AmareloPiso Tátil Azul

Piso Tátil Alerta

piso tátil alerta

 

O piso alerta em a função de informar ao deficiente visual os pontos de sua tragetoria onde existem obstáculos (no plano ou suspensos), mudanças de plano(escada degraus rampas e mudanças de direção.

piso tátil alerta menor preço

O piso alerta pode ser usado em sequencia do piso direcionalou de forma isolada.

Piso Tátil Alerta vermelhoPiso Tátil - Piso Podo tátil Piso Tátil Melhor Preço

Video de como usar piso tátil

Piso Tátil colocado de Forma Errada atrapalha deficiente

Descuido por parte da Cptm , faz com que deficientes visuais passem sufoco na hora de transitar pelas dependências da empresa.




Copyright © Angare | Referência e tradição em EPI e Proteção em Altura 2011.