Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Rua Florencio de Abreu 

Rua Florencio de Abreu - Antigamente

 

Rua Florencio de Abreu (Sé)
Na São Paulo do século XVI, a atual Rua Florêncio de Abreu já se apresentava como um dos principais caminhos da capital.

Naquela época, ela era utilizada por tropeiros e bandeirantes que se dirigiam ao interior. Entretanto, e nos limites da cidade, aquele caminho era também uma grande referência pois fazia a ligação do núcleo central (a colina histórica) com o então chamado "Campo da Luz" ou do "Guaré" (também conhecido como "Guarepe"). Por isso, o primeiro nome desta rua foi "Caminho do Guaré" e, mais tarde "Caminho da Luz".

Posteriormente, entre os anos de 1782 a 1786, na administração do Governador e Capitão General Francisco da Cunha Menezes, este logradouro recebeu vários melhoramentos. Por essa época, ela transpunha a chácara do Dr. Miguel Carlos Aires, procurador da Coroa durante o período de 1786 a 1788. Por este motivo, ela passou a ser conhecida como "Rua Miguel Carlos". Entretanto, e como se trata de uma rua muito antiga, existem referências que nos mostram esta mesma rua (e naquela mesma época) com o nome "Rua do Marechal", sendo que outros historiadores falam ainda de um trecho da mesma denominada como "Rua da Figueira de São Bento". Já no século XIX, a rua recebe o seu primeiro nome oficial: "Rua da Constituição", homenagem ao juramento da primeira Constituição do Brasil Independente, que ocorreu aos 25/03/1825.

Nessa época, a rua chegou a ter, simultaneamente, duas denominações: "Rua da Constituição" no trecho entre o Largo de São Bento e a "Ponte do Anhangabaú" (atual Viaduto Florêncio de Abreu) e "Rua Miguel Carlos", após aquela ponte. Em 1881, este logradouro teve o seu nome alterado para "Rua Florêncio de Abreu", uma homenagem ao então Presidente da Província que se muito se empenhou para que o governo dispendesse a quantia de 100 contos de réis com o calçamento da rua. Florêncio Carlos de Abreu e Silva nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 20 de outubro de 1839. Veio para São Paulo em 1857 e matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo. Recebeu o grau de bacharel por essa Faculdade em 1862.

Voltando ao Rio Grande do Sul iniciou a sua carreira política como deputado provincial e como brilhante jornalista. Em 1880, com o falecimento do Duque de Caxias, abriu-se uma vaga no senado sendo para ela escolhido o Dr. Florêncio de Abreu em 27 de setembro daquele ano. Nomeado presidente da província de São Paulo, exerceu o elevado cargo de 07 de abril a 05 de novembro de 1881. O seu delicado estado de saúde obrigou-o a retirar-se para o Rio de Janeiro, onde veio a falecer no dia 12 de dezembro de 1881. 

Atualmente a Rua Florêncio de Abreu é muito conhecida como a rua das ferramentas e equipamentos industriais, sendo o Endereço a mais de 7 anos da Angare no numero 327 

Rua Florencio de Abreu 327 - Angare

Quem foi Florencio de Abreu ? - 5.0 out of 5 based on 1 vote



Copyright © Angare | Referência e tradição em EPI e Proteção em Altura 2011.