EPI para jardineiro: como e quando usar

Profissão exige certos cuidados para ser exercida com segurança. Veja abaixo os equipamentos indispensáveis para a função

Para quem olha de fora, a jardinagem parece não ter riscos para quem trabalha nisso. Por outro lado, o profissional que cuida de jardins sabe que é necessário ter técnica e os equipamentos corretos para checar a bons resultados. Neste conteúdo, veremos quais são os equipamentos de proteção individual indispensáveis para o jardineiro.

epis para jardineiro atividade

Por que o jardineiro precisa de EPI?

Todo jardineiro acaba tendo contato com ferramentas que oferecem algum tipo de risco a sua integridade física. A própria tesoura de jardinagem, se não for manuseada com técnica e concentração, é perigosa. Em outros casos, se o jardineiro usa máquinas automáticas como serras para podar árvores e capinação, o risco é ainda maior.

Portanto, é natural e óbvio que todo jardineiro vai precisar de um conjunto de EPI para se manter seguro. Desconsiderar essa necessidade é uma falta de bom senso e pode ter graves conseqüências.

Toda vez que o profissional de jardinagem for exercer sua atividade, ele deve usar os equipamentos de proteção.

Quais os EPIs obrigatórios para o jardineiro?

Luvas de proteção: o par de luvas é primordial, já que as mãos são as partes do corpo mais expostas na jardinagem. Dependendo de como for, as luvas de raspa ou luvas de borracha poderão ser mais indicadas. Dica: escolha um modelo de luva confortável e bem ajustado às mãos. É essencial manter a capacidade de manusear de forma precisa e assertiva.

Avental/Uniforme: um uniforme ou avental de raspa protegerá o corpo do jardineiro em caso de escape da ferramenta usada e também contra pedaços da mata que são cortados. A lógica é a mesma das luvas: deve se adequar confortavelmente ao corpo e fornecer a proteção.

Óculos de segurança: são fundamentais para proteger os olhos do jardineiro contra os pedaços de mata que são cortados. Não podem prejudicar a capacidade visual do profissional.

Calçado de segurança: ideal para proteger os pés contra cortes e perfurações.

Capacete de segurança: protege a parte superior do crânio do profissional de jardinagem.

Protetor auricular: essencial para proteger a audição do profissional. Em caso de uso de ferramentas que produzem muito barulho, não podem faltar.

Confira nossos EPIs:

Para se manter informado:

Como montar um serviço de jardinagem