Qual a finalidade das luvas de segurança?

Este importante EPI tem como objetivo proteger as mãos do profissional. Saiba mais sobre a definição e curiosidades sobre este protetor

A maior parte dos profissionais já entende a importâncias de usar corretamente as luvas de segurança. Elas estão presentes no dia a dia de setores importantes da economia, como a indústria automobilística, construção civil e até mesmo na área da saúde. Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam sobre qual é o objetivo ou finalidade de um par de luvas de segurança?

qual a finalidde das luvas de seguranca

A resposta é muito simples: a finalidade das luvas de segurança é manter as mãos do profissional em segurança ao mesmo tempo em que não restringe sua mobilidade e capacidade de manipulação.

Ser negligente com as luvas de segurança expõe o profissional a muitos riscos, como cortes, perfurações, abrasão, contaminação a elementos químicos, entre outros.

Como as luvas de segurança protegem o profissional?

A luva de segurança sempre será desenvolvida para uma atuação específica. Por exemplo, enquanto as luvas de procedimento hospitalar são feitas para proteger as mãos do profissional de saúde ao mesmo tempo em que são atóxicas, luvas anti-corte são criadas com um material revestido que evita este tipo de dano.

As luvas de segurança evitam que o trabalhador fique com a mão exposta, ou seja, criará uma proteção prévia entre o elemento que oferece risco e as mãos.

É importante sempre procurar por marcas e fornecedores que tenham certificados e sejam reconhecidos por sua qualidade. As luvas de segurança devem seguir os critérios da NR 6, Norma Regulamentadora 6, conforme descrições do Ministério do Trabalho.

Para saber mais:

Entenda como utilizar as luvas de segurança

Luvas Alta Tensão Isolante Elétrica

Entendendo a relação de segurança do trabalho e EPI

Zanel: Quais os prejuízos causados pelo não uso dos EPIs?