Piso tátil: o que é e tudo o que você precisa saber

Importante para a acessibilidade e para uma sociedade mais inclusiva, o piso tátil fornece sinalização adequada para deficientes visuais

Definição de piso tátil: pisos táteis são placas com relevos fixadas no chão. Por meio destes relevos, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente pelo local.

O piso tátil tem um papel fundamental em nossa sociedade: possibilitar ao deficiente visual ter maior independência de locomoção. Para isso, é importante que tenhamos compreensão sobre fatores importantes envolvendo sua instalação, composição, variação e manutenção.

Entendendo a NBR 9050 e os tipos de piso tátil:

O piso tátil está dentro da regulamentação prevista pela ABNT NBR 9050, a norma brasileira oficial sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Essa regulamentação estabelece parâmetros que devem ser seguidos de maneira obrigatória para quem deseja instalar os pisos táteis. A principal vantagem de seguir os padrões da NBR 9050 é estar usando uma linguagem universal e comprovadamente eficiente para auxiliar o deficiente visual e tornar o local mais acessível.

Uma das primeiras coisas que devemos saber é sobre a cor do piso tátil. É obrigatório que a coloração da placa do piso seja contrastante ao solo adjacente. Dessa forma, o usuário com baixo índice de visão também conseguirá perceber a diferença sem a necessidade de bengala auxiliar.

A documentação da NBR 9050 é extensa e extremamente precisa. Neste ponto, a leitura do PDF no link acima é útil para a obtenção de mais detalhes. Para o tema deste artigo, os pontos principais que devemos destacar são:

Piso tátil de alerta:

A NBR 9050 define o piso tátil de alerta como “(...) um conjunto de relevos tronco-cônicos”. Este modelo de piso tátil deve seguir as seguintes medidas:

  • Diâmetro de base do relevo: 22mm (mínimo) a 30m (máximo).
  • Distância horizontal entre centros de relevo: 42mm (mínimo) a 53mm (máximo).
  • Distância diagonal entre centros de relevo: 60mm (mínimo) a 75mm (máximo).
  • Altura do relevo: Entre 3mm a 5mm.

Mais detalhes na imagem abaixo contendo as medidas obrigatórias do piso tátil de alerta.

medidas-do-piso-de-alerta.jpg

Piso tátil direcional:

Já para o piso tátil direcional, a NBR 9050 coloca como definição “consiste em relevos lineares, regularmente dispostos”. Para este estilo de piso, as medidas impostas são:

  • Largura de base do relevo: 30mm (mínimo) a 40mm (máximo).
  • Largura do topo: 20mm (mínimo) a 30mm (máximo).
  • Altura do relevo: entre 4 e 5 (quando em placas sobrepostas, a altura do relevo pode ser de 3).
  • Distância horizontal entre centros de relevo: 70mm (mínimo) a 85mm (máximo).
  • Distância horizontal entre bases de relevo: 45mm (mínimo) a 55mm (máximo).

Mais detalhes sobre as medidas aplicadas ao piso tátil direcional podem ser vistos na imagem abaixo.

medidas-do-piso-direcional.jpg

Estando dentro destas medidas, o piso tátil fica dentro de padrões normativos brasileiros.

Instalando o piso tátil:

Assim como há uma regulamentação para a fabricação das placas de pisos táteis, sua instalação também deve seguir o regulamento descrito na ABNT. Esta regulamentação é ainda mais importante para o deficiente visual, pois tem grande influência em seu dia a dia.

A ABNT prevê os seguintes pontos que devem ser respeitados para a instalação do piso tátil:

  1. Havendo mudança de direção entre duas ou mais linhas de sinalização tátil direcional, deve haver uma área de alerta indicando que existem alternativas de trajeto. Essas áreas de alerta devem ter dimensão proporcional à largura da sinalização tátil direcional, conforme imagem abaixo;

foto-mudanca-de-trajeto-com-piso-tatil.jpg

  1. Havendo mudança de direção formando ângulo superior a 90°, a linha-guia deve ser sinalizada com piso tátil direcional. Observar foto abaixo:

piso-direcional-mudanca-de-trajeto-inferior-90-graus.jpg

  1. Em rebaixamentos de calçadas, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar com a sinalização tátil de alerta, conforme exemplo de imagem abaixo:

piso-tatil-em-rebaixamento-de-guia.jpg

piso tatil em rebaixamento de guia 2

  1. Em portas de elevadores, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar a sinalização tátil de alerta, na direção da botoeira. O exemplo abaixo traz uma imagem da recomendação:

piso tatil em frente ao elevador

  1. Em faixas de travessia, deve ser instalada a sinalização tátil de alerta no sentido perpendicular ao deslocamento, à distância de 0,50 m do meio-fio. Recomenda-se a instalação de sinalização tátil direcional no sentido do deslocamento, para que sirva de linha-guia, conectando um lado da calçada ao outro.
  2. Em pontos de ônibus devem ser instalados a sinalização tátil de alerta ao longo do meio fio e o piso tátil direcional, demarcando o local de embarque e desembarque.

Conhecendo a composição dos pisos táteis disponíveis no mercado:

Agora que já sabemos quais são as regras obrigatórias para a fabricação do piso tátil e também um panorama geral de como deve ser sua instalação, podemos entender melhor quais são os formatos disponíveis no mercado.

Piso tátil de borracha:

piso tatil de borracha

Placa de piso tátil de borracha: na Angare, este é piso tátil que mais é demandado pelos consumidores. Simples de instalar e também de limpar, é um estilo de piso tátil que favorece a praticidade e a eficiência. Costuma ter um melhor preço em relação a outros formatos.

O piso tátil de borracha pode ser fabricado em diferentes cores, respeitando a norma ABNT NBR 9050. Assim, fica mais fácil tornar a cor contrastante ao piso adjacente.

Sua manutenção também costuma ser mais barata, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.

Piso tátil em Inox:

piso tatil em inox

Piso tátil Inox: possuindo uma aparência elegante, este modelo de piso de sinalização é comum no interior de shoppings e galerias. Ao contrário do formato de placas, a sinalização é colada diretamente no chão padrão do local. Dessa forma, devido a maior dificuldade de instalação, costuma ser mais caro em relação à matéria prima e também à mão de obra do profissional responsável.

Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente opção para quem busca a valorização de ambientes internos.

Piso tátil em porcelanato:

piso tatil de porcelanato

Piso tátil em porcelanato: é uma alternativa ao piso de borracha. Costuma apresentar grande resistência ao longo do tempo. Dependendo da fabricante, pode ser significativamente mais caro. Este modelo se destaca pela segurança antiderrapante que oferece ao deficiente visual. Apesar de ser de um material diferente da borracha, também deve obedecer aos critérios da NBR 9050.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

WhatsApp: (11) 9-4705-0162

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 344. São Paulo - SP. Centro. Loja em conjunto com BRP Plásticos