Entendendo a relação de segurança do trabalho e EPI

Saiba por que os equipamentos de proteção individual são fundamentais para a área de segurança do trabalho

O principal dever de um profissional da área de segurança do trabalho é garantir que todos os presentes de uma empresa estejam devidamente protegidos. Para isso, leva-se em conta a atividade exercida, os riscos aos quais o profissional está exposto, quais são os requisitos mínimos obrigatórios, etc.

Entre os pontos que um técnico de segurança precisa estar sempre atendo é sobre a necessidade de EPI, a sigla para equipamentos de proteção individual. Determinados setores como a construção civil, metalúrgica, logística e similares são alguns dos que mais precisam de EPIs.

seguranca do trabalho e epi

Como a segurança do trabalho deve verificar o EPI?

É necessário que o técnico da segurança do trabalho conheça a legislação do setor. Somente dessa forma é possível entender os riscos inerentes à atividade. Por exemplo, um profissional da construção civil está exposto à queda de objetos, perfurações, cortes, inalar componentes tóxicos, entre muitos outros. Portanto, o técnico de segurança do trabalho deve garantir as equipes de construção estejam protegidas contra essas ameaças.

Após entender sobre a legislação obrigatória e os riscos, o técnico em segurança do trabalho deve criar uma lista dos EPIs necessários e encaminhar para o setor de compra. Por serem obrigatórios, os equipamentos deverão ser adquiridos para que a empresa/obra continue dentro da legalidade.

Após a chegada dos EPIs, é importante fazer um treinamento sobre como usar os EPIs. É comum haver dúvidas e negligência por parte dos profissionais. Portanto, o técnico em segurança do trabalho deve garantir que todos entendam a importância do EPI e como usar corretamente.

Um mito muito comum é de que o EPI causa desconforto. Isto somente acontece quando ele é usado de forma errada. Garanta que todos das equipes tenham entendido como usar o EPI. Usado corretamente, os equipamentos não causam desconforto e nem restrição de movimentos.

A manutenção da segurança do trabalho junto ao EPI:

Após todos entenderem e usarem de maneira consistente os equipamentos de proteção, alguns cuidados são muito importantes:

  • Verificar periodicamente a integridades dos EPIs (eles devem ser substituídos em causa de quebra ou dano)
  • Realizar treinamentos esporádicos sobre o uso do EPI. Dessa forma, os profissionais relembram o significado.
  • Sempre instruir novos funcionários antes do início de suas atividades.

Para saber mais:

Por que usar EPI na construção civil?

Por que usar EPI na agricultura?

A importância do uso de EPI