Entenda o que é manta de borracha

Este produto é muito usado na indústria, tanto para o revestimento de superfícies lisas quanto para vedações de componentes químicos e isolamento elétrico

A manta de borracha é um dos produtos mais demandas pela indústria quando o assunto é vedação, revestimento ou isolamento elétrico. Podendo ser fabricada em diferentes tipos de compostos, como borracha natural, nitrílica, EPDM, silicone e outros, trata-se de um item que pode possuir diferentes dimensões de tamanho, incluindo largura, comprimento e espessura.

3 tipos de mantas de borracha

Definição de manta de borracha:

Podemos entender a manta de borracha como um produto em formato de lençol e que pode possuir diferentes tipos de borracha como base, conforme citado acima. A borracha usada no composto irá influenciar diretamente as características do produto, como resistência e fraqueza a determinados elementos.

Aplicações da manta de borracha:

A funcionalidade da manta emborrachada irá variar conforme sua designação. Exemplos: enquanto a manta de borracha nitrílica é amplamente utilizada na indústria automotiva por causa de sua resistência à gasolina e ao GNV, a manta emborrachada de silicone costuma gerar peças de vedação na área da saúde por conta de suas características atóxicas, estando apta a estar em contato com humanos e animais.

Além disso, há também uma atribuição mais simples, que é o revestimento de superfícies lisas. Neste caso, a manta de borracha natural costuma ser a escolhida. O revestimento é realizado para proteger o local de danos, arranhões e perfurações. São exemplos deste caso balcões e pisos de academia.

Por último, algumas mantas emborrachadas também podem ser usadas para fins de isolamento elétrico, passando a ser usadas por profissionais eletricistas que precisam realizar manutenções em redes elétricas. Nestes casos, a espessura da manta tem ligação direta com a voltagem suportada.

Mais sobre mantas de borracha em nosso site:

Lençol de borracha é usado para vedação?

Manta de silicone

Lençóis de borracha: categoria de produto

Para estar informado:

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE