Lençol de borracha: o que é e qual sua aplicação?

Importante para a indústria e para o comércio, o lençol de borracha é mais conhecido pelo público do setor. Entenda mais sobre este importante composto

diferentes lencois de borracha

Muitos segmentos da indústria trabalham com elementos químicos, pressão, abrasão, entre outros cenários onde grande quantidade de energia e desgaste são aplicados. Neste tipo de ocasião, máquinas e conjuntos logísticos precisam ser protegidos para manterem a integridade de suas peças. É justamente nesta parte que o lençol de borracha tem seu papel.

Por meio do lençol de borracha, é possível revestir partes de conjuntos mecânicos ou estruturais. Os diferentes tipos de mantas, que abordaremos ainda mais para frente neste artigo, possuem respectivas propriedades para resistir aos fatores gerados pela atividade. Dessa forma, é importante sempre escolher o tipo correto de lençol emborrachado.

O lençol de borracha também costuma ser frequentemente usado em manutenções da rede elétrica, por possuir a capacidade de isolar a eletricidade. Entretanto, há uma regra fundamental para a segurança neste tipo de atividade: a espessura da manta influencia diretamente a voltagem suportada pelo composto. Não respeitar este fator coloca em risco a segurança do eletricista.

Vimos então que existem duas áreas principais para o uso do lençol de borracha: industrial e elétrico. Na indústria, a manta deve suportar e resistir a elementos químicos, corrosão, abrasão, pressão, impacto e cortes. Já na área de eletricidade, deve suportar a voltagem da rede elétrica, isolando a carga e mantendo o eletricista ileso.

Os tipos de lençol de borracha:

lencol de borracha industria

Os principais tipos de lençol emborrachado na indústria são: Nitrílica, Viton, SBR, Neoprene, Natural, Silicone, Pulsometro, EPDM, Lâmina rosa e látex.

Lençol de borracha nitrílica:

Este lençol emborrachado possui uma resistência térmica entre faixas de -40°C a 100°C. Ele é indicado para ser trabalhado em contato com GLP, combustíveis derivados do petróleo, óleos lubrificantes, graxas. Por outro lado, não deve ser usado em cetonas, ozônio, ácidos fortes, solventes polares.

Lençol de borracha Viton:

Esta manta emborrachada se destaca por sua ampla faixa de temperatura, indo de -26°C a 205°C. Tem bom desempenho em contato com ácidos nitrílicos, porém, não é indicado para atuar junto do Metil Etil Cetona. Muito usado no revestimento de cilindros.

Lençol de borracha SBR:

Possui como faixa de trabalho resistência a temperaturas entre -40°C e 70°C. Resistente à abrasão, impacto, cortes, corrosão, higiene. Não indicado para uso com cetonas, ozônio, combustíveis, derivados de petróleo. Um de seus principais diferenciais é um melhor envelhecimento em relação à borracha natural.

Lençol de borracha Neoprene:

Também com uma faixa de temperatura que varia de -40°C a 70°C. Um dos compostos mais populares na indústria por ser resistente à compressão e ao desgaste, a óleos, a diferentes tipos de graxas e também ao ozônio.

Lençol de borracha natural:

O mais comum entre os lençóis de borracha, sendo amplamente usado até mesmo em setores comerciais. Indicado contra abrasão, impacto, cortes, pressão, isolamento elétrico, resistência mecânica, flexibilidade. Não indicado para uso junto a cetonas, ozônio, ácidos fortes, solventes polares. Faixa de temperatura entre -40°C a 70°C.

Lençol de borracha de silicone:

Possui grande diferenciação em relação aos outros tipos de lençóis de borracha. Em primeiro lugar, sua faixa de temperatura é muito ampla: -60°C a 200°C. Indicado para uso em ozônio, intempéries, higiene, isolamento elétrico e ampla faixa de temperatura. Não indicado para contato com GLP, combustíveis derivados de petróleo, abrasão, cortes. Usado até mesmo no segmento alimentício por não possuir toxidade.

Lençol de borracha pulsometro:

Resistência ao grão de areia e ao aço, compressão. Aplicado em cintas modeladoras, aventais industriais, juntas, etc. Também muito utilizado na vedação de câmeras frias.

Lençol de borracha EPDM:

Temperatura de trabalho entre as faixas de -40°C a 70°C. Indicado para uso junto ao ozônio, intempéries, ácidos diluídos, salmoura, umidade. Não indicado para GLP, óleos/combustíveis derivados do petróleo, lubrificantes.

Lençol de borracha lâmina rosa:

Faixa de temperatura: também entre -40°C a 70°C. Aplicações em cintas modeladoras e revestimentos de camas hospitalares. Indicada para cetonas, ozônio, combustíveis e derivados de petróleo. Indicado para confecções elásticas.

Lençol de borracha em látex:

Muito usado na fabricação de vedações, diafragmas e revestimento de tubos infláveis. Temperatura de trabalho entre -40°C e 70°C.

O lençol de borracha no segmento elétrico:

foto o que e manta isolante

No segmento elétrico, o lençol de borracha tem o papel de proteger o eletricista das descargas elétricas da rede em manutenção. Normalmente revestido, também é conhecido pelo nome de manta isolante.

A manta isolante elétrica é aplicada diretamente na fiação elétrica. Assim, a partir dos pontos onde o profissional aplica o lençol, a eletricidade é isolada e não chega ao ponto em que o eletricista está trabalhando.

O uso do lençol de borracha como isolador elétrico, porém, não descarta o uso de outros equipamentos de proteção individual inerentes à atividade, como luvas de alta tensão, uniformes, entre outros.

A regulamentação a ser seguida é a NR 10 (em âmbito nacional) e ASTM-2000 (âmbito internacional).

Para o uso do lençol de borracha, ou manta isolante, na rede elétrica, é importante estar atento quanto a sua espessura. Essa medida influencia diretamente a voltagem a qual o lençol é capaz de absorver.

foto para o que serve a manta isolante

(Classe – voltagem máxima nominal – espessuras)

  • 0 - 1.0 (KV) - 1,6 a 2,5mm
  • 1 - 7.5 (KV) - 2,6 a 3,6mm
  • 2 - 17 (KV) - 2,8 a 3,8mm
  • 3 - 25.5 (KV) - 3,0 a 4,0mm
  • 4 - 36 (KV) - 3,2 a 4,3mm

Para que o lençol de borracha possa ser vendido para esse tipo de atividade, é fundamental se certificar de que os requisitos de segurança foram atendidos. Somente desta forma a manta estará dentro da legalidade e poderá ser confiável para o eletricista.

Vídeo de manta isolante sendo testada em eletricidade em laboratório:

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

WhatsApp: (11) 9-4705-0162

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 344. São Paulo - SP. Centro. Loja em conjunto com BRP Plásticos