Por que usar EPI na construção civil?

Entenda os motivos pelo qual é tão importante utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual na construção civil

A construção civil é um dos principais setores da economia, movimentando uma indústria inteira e gerando empregos. Os trabalhadores desta área ficam expostos a ricos inerentes à atividade, seja devido aos materiais e maquinários usados, seja pela altura e infraestrutura. Dessa forma, é natural que o uso do equipamento de proteção individual seja obrigatório.

foto por que usar epi na construcao civil

Os riscos da construção civil:

Todas as obras da construção civil acabam exercendo algum tipo de risco ao trabalhador. Mesmo reformas de casas e apartamentos, por exemplo, devem ser realizadas com os devidos cuidados. Em obras maiores, então, a preparação é ainda mais necessária.

Os principais riscos se encontram na queda de objetos (impacto do peso), cortes, perfurações, contatos com líquidos (fluídos, tintas, solventes, cimentos, etc.), entre outros. Além disso, em casos de trabalho em altura, a queda é um perigo óbvio.

As condições variam conforme a construção. Para efeito deste conteúdo, podemos considerar:

  • Queda de ferramentas e materiais vindos de um nível superior
  • Queda de ferramentas e objetos nos pés do trabalhador
  • Pregos, vidros e lâminas no solo
  • Fiação elétrica
  • Poeira em geral (risco ao sistema respiratório)

O EPI na construção civil:

Tendo todos estes riscos, entende-se a importância de usar o EPI na construção civil. Além de saber as normas (links no final do conteúdo) que obrigam seu uso, empregadores também devem reforçar o ponto com seus profissionais. É fundamental fazer com que o trabalhador entenda como cada EPI aumenta sua segurança e protege sua integridade física.

A conscientização dos profissionais sobre a importância do EPI é um dos principais desafios, pois é comum ver negligências por falta de informação e bom senso.

Para conscientizar o trabalhador, empregadores devem alocar parte de seus recursos para a realização de treinamentos e aulas. O uso correto do EPI não acarreta desconforto ou limitação nos movimentos. Usados corretamente, os equipamentos são confortáveis e ergonômicos.

EPIs usados em obras de construção:

Capacetes de proteção

Máscaras de Proteção Respiratória

Luva Anti Corte de Aço

Botina de segurança

Para estar informado:

Conheça 12 normas regulamentadoras que se aplicam na construção civil