Quais são os equipamentos de segurança para trabalho em altura?

É muito comum ter dúvidas sobre quais são os EPIs necessários para o trabalho em altura. É necessário sempre seguir a orientação da NR 35. Saiba mais!

A realização do trabalho em altura exige técnica, planejamento e segurança. Não é uma atividade como outras mais comuns no dia a dia. Além do desafio óbvio de precisar realizar sua atividade a dezenas de metros do chão, o profissional também precisa estar atento a diversos fatores externos, como a condição de seus equipamentos, direção e intensidade do vento, sinais de chuva, entre outros.

equipamentos de seguranca trabalho em altura

Uma dúvida muito comum é: afinal, quais são os equipamentos de segurança para a realização do trabalho em altura? Abaixo, conferimos os principais destaques levantados pela NR 35, norma regulamentadora para esse tipo de atividade.

Lista dos EPIs necessários para o trabalho em altura:

Antes de começarmos, é necessário destacar que este artigo trata sobre o EPI, ou seja, Equipamento de Proteção Individual. Não iremos abordar os EPCs, Equipamentos de Proteção Coletiva.

  • Cinto de Segurança: muito conhecido como cinto tipo paraquedista, este é o primeiro EPI que deve ser colocado corretamente pelo profissional. O cinto de segurança envolve o tórax e cintura do trabalhador, garantindo que ele esteja corretamente ligado ao ponto de ancoragem.
  • Talabarte com absorvedor de energia: este EPI conecta o cinto de segurança ao ponto fixo de ancoragem. Tendo a característica de absorção de energia, ele garante a diminuição da força de queda de maneira progressiva. Dessa forma, a integridade do profissional é garantida.
  • Trava Quedas: em casos onde não há onde fixar o Talabarte, como na manutenção predial externa, o Trava Quedas cumpre o papel de conectar o cinto ao ponto de ancoragem. Ele mantém o profissional ligado à corda.
  • Cadeira Suspensa: é importantíssimo ter uma cadeirinha suspensa de qualidade e certificada. Dessa forma, o trabalhador terá uma estabilidade muito maior para fazer os movimentos necessários.
  • Capacete de segurança: o capacete continua sendo fundamental, protegendo o crânio do trabalhador contra eventuais objetos em queda.
  • Luvas de segurança: também são necessárias para proteger as mãos do profissional. Caso o trabalho em altura seja na rede elétrica, o par de luvas deve ser capaz de anular as descargas elétricas da rede local.

Podem ser de interesse:

Cadeirinha de pintura predial

Cinto tipo paraquedista

Cadeira suspensa

Para continuar informado:

NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 – NR35

Quando devemos usar o talabarte com absorvedor de energia?