Quando devemos usar o talabarte com absorvedor de energia?

Entenda por que a razão para essa pergunta é: sempre. Garanta a segurança dos profissionais de sua equipe seguindo a recomendação da Animaseg

Definição e pontos principais:

Compre em nossa loja virtual no Grupo RPF: https://www.gruporpf.com.br/epi-trabalho-em-altura/talabarte/talabarte-y-com-absorvedor-de-energia-abs-55mm/

Os talabartes de segurança são cordas, fios ou cabos usados ​​para prender ferramentas pessoais de trabalho e outros equipamentos leves com o corpo do usuário, a fim de evitar perdas e quedas acidentais, especialmente enquanto eles estão trabalhando em altura ou sobre uma área de água. Colhedores são geralmente usados ​​em volta do pescoço, ombros, cinturas e pulsos do usuário. Estes também podem ser fixados temporariamente nos acessórios das torres, escadas, mastros, postes, trilhos e telhados etc.

Os modelos de talabarte são feitos de uma corda de corda, principalmente fibras artificiais trançadas (nylon), couros ou fios etc. Pode haver ganchos de mola presos a eles em uma ou nas duas extremidades. Os cordões de segurança costumavam ser usados ​​pelo pessoal da marinha e mergulhadores que trabalham no mar. Oficiais e soldados também usavam colhedores para prender suas armas pessoais aos corpos, para aliviar o medo de perdê-las no campo de batalha. Nos dias modernos, estes são amplamente utilizados pelos riggers e trabalhadores que trabalham bem acima do solo.

Estes EPIs são um elo vital dos trabalhadores para seu ponto de ancoragem de proteção contra quedas. Os talabartes são tipicamente seções curtas de correias ou cabos que geralmente são fixados ao anel D de um cinto de segurança do trabalhador. Os talabartes podem ter um recurso de absorção de choque ou simplesmente ser uma conexão curta que se conecta a uma linha de vida ou a um ponto de ancoragem de proteção contra quedas. Os talabartes em Y permitem que o usuário navegue nos obstáculos, mantendo-se amarrado 100% do tempo.

Uma dúvida muito comum de profissionais que realizam trabalho em altura é: quando preciso usar o talabarte com absorvedor de energia? Desde 2016, a resposta é sempre. Pelo menos do ponto de vista da segurança.

quando usar talabarte com absorvedor de energia

No mês de setembro de 2016, a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção do Trabalho) divulgou que os talabartes sem absorção de energia deveriam ser imediatamente inutilizados. Segundo levantamento da CE (Comissão de estudos) de EPI’s Contra Queda do ABNT/CB32, em alguns casos, a força de impacto que estava sendo repassada ao trabalhados era de 12kN a 28kN. Por meio da NR35, a legislação sugere que a carga máxima deveria ser de apenas 6kN.

Portanto, estes dados já apontavam que os talabartes sem absorção de energia eram ineficientes em proteger o trabalhador em caso de queda.

Então, devo usar o talabarte com absorvedor de energia?

Sim, seguindo sempre as instruções de uso. Os talabartes com absorção de energia são mais eficientes em proteger o profissional contra o impacto da queda. Além disso, também estão dentro das obrigações da NR35.

Outro ponto importante: lembre-se sempre de contar com um fornecedor de qualidade na hora de escolher um talabarte com absorção de energia. O EPI deve possuir as certificações necessárias e também estar dentro das normas regulamentadoras do setor.

Podem ser de seu interesse:

Talabarte em Y com absorvedor

Cintos Tipo Paraquedista

Cadeira suspensa

Para estar informado:

Animaseg informa que talabarte sem absorvedor de energia deve ser inutilizado