Quando devemos usar o talabarte com absorvedor de energia?

Entenda por que a razão para essa pergunta é: sempre. Garanta a segurança dos profissionais de sua equipe seguindo a recomendação da Animaseg

Uma dúvida muito comum de profissionais que realizam trabalho em altura é: quando preciso usar o talabarte com absorvedor de energia? Desde 2016, a resposta é sempre. Pelo menos do ponto de vista da segurança.

quando usar talabarte com absorvedor de energia

No mês de setembro de 2016, a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção do Trabalho) divulgou que os talabartes sem absorção de energia deveriam ser imediatamente inutilizados. Segundo levantamento da CE (Comissão de estudos) de EPI’s Contra Queda do ABNT/CB32, em alguns casos, a força de impacto que estava sendo repassada ao trabalhados era de 12kN a 28kN. Por meio da NR35, a legislação sugere que a carga máxima deveria ser de apenas 6kN.

Portanto, estes dados já apontavam que os talabartes sem absorção de energia eram ineficientes em proteger o trabalhador em caso de queda.

Então, devo usar o talabarte com absorvedor de energia?

Sim, seguindo sempre as instruções de uso. Os talabartes com absorção de energia são mais eficientes em proteger o profissional contra o impacto da queda. Além disso, também estão dentro das obrigações da NR35.

Outro ponto importante: lembre-se sempre de contar com um fornecedor de qualidade na hora de escolher um talabarte com absorção de energia. O EPI deve possuir as certificações necessárias e também estar dentro das normas regulamentadoras do setor.

Podem ser de seu interesse:

Talabarte em Y com absorvedor

Cintos Tipo Paraquedista

Cadeira suspensa

Para estar informado:

Animaseg informa que talabarte sem absorvedor de energia deve ser inutilizado

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/

Estrada da Aldeinha, 1670 – Jardim Marilu, Carapicuíba – SP, 06343-040 (fábrica CELPAN)