Quando é preciso fornecer EPI?

Entenda quando é obrigatório providenciar o equipamento de proteção individual ao trabalhador. Saiba mais

O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração. Sabendo que a legislação prevê a obrigatoriedade do EPI, como as empresas podem saber quando fornecer o equipamento?

quando fornecer epi

Ocasiões para fornecimento do EPI:

  1. Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais do trabalho;
  2. Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
  3. Para atender a situações de emergência.

O que mais a empresa precisa saber?

As empresas responsáveis pelos funcionários devem sempre fornecer os EPIs relacionados à função exercida, ou seja, com as características que irão fazer a diferença para o profissional.

Outro ponto importantíssimo é a manutenção do EPI em utilização. Notando dano ou perda de eficiência, realize a substituição por um novo.

Não menos importante, a orientação do funcionário e seu treinamento também são relevantes. O empresário e a liderança da equipe deve mostrar o funcionamento do EPI em um ambiente seguro.

E as obrigações do trabalhador?

Assim como a empresa, o profissional também tem responsabilidades para manter sua integridade física e segurança. Ele deve usar o EPI conforme regulamento, além de estar responsável pela conservação e preservação do material. Por último, ele deve também manter uma comunicação eficiente com sua liderança, informando sempre sobre o status de seus acessórios.

Pode ser interessante:

Luvas para alta tensão

Máscaras de proteção respiratória

Botina de segurança

Para estar informado:

A EMPRESA É OBRIGADA A FORNECER EPI GRATUITAMENTE AOS EMPREGADOS

NORMA REGULAMENTADORA 6 -  NR 6

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 344. São Paulo - SP. Centro. Loja em conjunto com BRP Plásticos