Entenda como utilizar as luvas de segurança

Apesar de parecer simples, é muito comum ter dúvidas pontuais de como usar um par de luvas de segurança. Saiba mais

As luvas de segurança estão entre os equipamentos de proteção individuais mais importantes. Somente por meio delas é possível fazer com que as mãos do profissional estejam livres de riscos iminentes, como cortes, perfurações, rasgos, entre outros. Seu uso é muito comum em setores como a construção civil, indústria automotiva, indústria química, procedimentos hospitalares, entre muitos outros.

como utilizar as luvas de protecao

A utilização das luvas de segurança vem sendo cada vez mais respeitada, sendo que os setores relacionados e também os trabalhadores reconhecem sua obrigatoriedade. Por outro lado, dúvidas sobre como usar podem aparecer de maneira pontual. Neste artigo, falamos um pouco sobre isso.

A luva de segurança não pode causar desconforto ao profissional. O trabalhador deve sentir confiança em sua capacidade de manipular os objetos de maneira precisa e firme. Isto é particularmente importante quando existe a necessidade de manusear ferramentas e peças.

Como evitar erros na utilização das luvas de segurança:

Escolhendo o tipo de luva correto:

O primeiro e mais importante ponto é escolher as luvas de segurança corretas. É preciso respeitar que cada tipo de luva de segurança é designada para determinados tipos de atividades.

Usar a luva de segurança para uma atividade que não é a correta coloca em riso o trabalhador.

Portanto, escolha as luvas de segurança que foram planejadas para serem utilizados no seu ramo de atuação.

eletricista usando luvas de protecao

Escolhendo o tamanho de luva certo:

Após saber e adquirir o par de luvas corretos à atividade, é necessário saber os tamanhos necessários. Errar neste ponto também compromete a segurança. Tanto luvas apertadas como luvas folgadas acabam prejudicando na precisão da manipulação de objetos. Em caso de necessidade, troque os pares pelo tamanho correto.

Podem ser de interesse:

Luvas de Proteção Individual

Luva Anti-corte

Luva de Procedimento

Para saber mais:

NORMA REGULAMENTADORA 6 –  NR 6