Saiba mais: manta asfáltica serve como isolante térmico?

Uma dúvida bem comum sobre as mantas asfálticas é saber se elas também servem como isoladoras de temperatura. Neste artigo, trazemos a resposta.

A manta asfáltica é um dos recursos mais usados quando se trata de impermeabilização de telhados. Graças a sua composição, ela acaba evitando infiltrações e protegendo o local contra a umidade e danos na estrutura. Paralelo a isso, uma dúvida muito comum sobre este produto é saber se também serve como isolante térmico.

manta asfaltica como isolante termico

Como funciona o isolamento térmico:

A resposta é que a manta asfáltica, sim, serve como isolante térmico. Abaixo, explicamos como as camadas funcionam neste objetivo.

Para diminuir a incidência do calor, a parte externa de alumínio irá refletir os raios solares. Essa função garante que a temperatura não passe para dentro dos cômodos do local, não ficando retido na laje e nas paredes da estrutura.

Já a espuma intermediária retém a dispersão do calor interno do ambiente, evitando que os cômodos fiquem frios.

Unidas, essas duas características isolam a temperatura estrutural do imóvel, mantendo-o em uma faixa térmica agradável e constante.

Note que é bem simples. Para garantir essa característica, entretanto, é imprescindível contar com uma manta asfáltica de qualidade e também realizar corretamente a instalação.

manta isoladora termica em telhado

Uma das principais vantagens de usar a manta asfáltica como isolador de temperatura é reduzir a necessidade de um ar condicionado. Por exemplo, se você ainda não possui o eletrodoméstico, a manta irá reduzir a necessidade de comprar um, já gerando uma economia imediata. Por outro lado, se você já fez a aquisição, a manta irá diminuir a necessidade de deixa-lo ligado, barateando sua conta de eletricidade.

Pode ser de seu interesse:

Manta asfáltica para telhado: impermeabilização

Manta asfáltica para laje: diferentes marcas

Para estar informado:

COMO APLICAR A MANTA ASFÁLTICA?