Quem pode realizar trabalhos em altura?

Entenda quais são os requisitos ao profissional que deseja entrar para esse segmento de mercado

Trabalhar em altura é algo que exige um grau de capacidade técnica elevada e bastante tolerância às altitudes elevadas. Resumindo: é para poucos. Os interessados em seguir na área devem seguir alguns procedimentos antes de começar. Continue acompanhando este conteúdo para entender melhor.

cadeira de pintura sendo usada durante trabalho em altura

Trabalhadores realizando limpeza predial

Exames médicos de avaliação:

Após a publicação da NR 35, passou-se a ser recomendado que todo profissional que irá trabalhar em altura faça exames para identificar previamente patologias que poderão gerar mal subido na altitude. Dessa forma, antes de iniciar os trabalhos, o profissional deve ser aprovado em exames como o eletroencefalograma (EEG).

O profissional que se candidata à vaga irá ter o direcionamento para a realização deste exame vindo da própria empresa. É necessário submete-se ao teste e aguardar a conclusão com o parecer médico. Estando dentro dos padrões de segurança, o profissional avança um passo para a entrega no mercado de trabalho em altura.

Leia também:

O que caracteriza trabalho em altura?

Também é primordial que o profissional seja submetido a uma avaliação psicológica. Dessa forma, o profissional da saúde poderá identificar se o trabalhador possui algum traço de personalidade que pode o colocar em risco ou até a dos demais colegas. Passando no laudo psicológico, o profissional pode ser admitido.

Treinamento da empresa:

Após comprovar que está apto a exercer o trabalho do ponto de vista da saúde e psicológico, o trabalhador deverá iniciar treinamentos em solo com o equipamento padrão. O líder técnico do time de trabalho em altura deve avaliar se o profissional consegue progredir na familiaridade com o conjunto de EPIs.

Este treinamento é fundamental, pois é nele que o profissional ganha familiaridade com a colocação e com a utilização dos equipamentos. Lembre-se de que é obrigatório respeitar todos os procedimentos e normas de funcionalidade dos EPIs. Durante o processo, você irá conhecer a cadeira suspensa (balancim individual), o trava quedas, o cinto tipo paraquedista, entre muitos outros.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de acessar nossa loja virtual com grande variedade de equipamentos para quem quer começar a trabalhar em altura: https://www.gruporpf.com.br/epi-trabalho-em-altura/