Os EPIs para eletricista: saiba mais

O profissional que trabalha com redes elétricas deve sempre usar os equipamentos de proteção individual para manter sua segurança. Saiba quais são

Realizar a manutenção de redes elétricas é um trabalho que exige conhecimento e técnica. O eletricista deve sempre seguir os procedimentos obrigatórios e usar os equipamentos de proteção individual para manter sua integridade física acima de qualquer risco.

epi para eletricista

Uma dúvida costuma ser frequente: afinal, quais são os EPIs que o eletricista deve usar? É uma pergunta comum, já que a variação é grande e é normal não saber de primeira.

Para resolver esta dúvida, o primeiro passo é entender mais sobre a NR-10 (Segurança em Instalações e serviços em eletricidade). Essa norma regulamentadora traz uma descrição detalhada e outros links que completam a informação em torno do assunto. Em seguida, listamos os principais EPIs que devem seu usados pelo eletricista.

Principais EPIs para o eletricista:

  • Luvas isolantes: existem pares de luvas fabricadas especialmente para resistir a diferentes voltagens. Importante: luvas costumam ter limites de resistência contra as descargas elétricas. Consulte a voltagem da rede a ser trabalhada e adquira as luvas corretas para aquela corrente.
  • Uniforme de alta tensão:
  • Manta isolante elétrica: assim como as luvas, possuem resistências diferentes dependendo da espessura. Adquira uma coerente. A manta isolante irá anular a eletricidade no trecho a ser trabalhado.
  • Óculos de segurança: proteção indispensável para os olhos.
  • Capacete: também é importante, protegendo a cabeça do trabalhador.
  • Botas de segurança: também é indicado que o eletricista utilize botas de proteção de borracha, capazes de dispersar a corrente elétrica e dar aderência no ponto de apoio.

Observação: caso o eletricista esteja trabalhando em altura, ele deve usar os equipamentos de proteção individuais como o cinto tipo paraquedista, trava quedas e correlacionados.

Podem ser de interesse:

Manta isolante

Luvas de alta tensão

Uniforme de alta tensão

Sobre a Angare:

A Angare é uma empresa do Grupo RPF. Fabricamos Equipamentos de Proteção Individual de diferentes segmentos, sendo reconhecidos no mercado por sua especialização em materiais para trabalho em altura.

Seguimos as principais normas técnicas exigidas pelo setor.

Fale conosco:

(11) 3229-6699

contato@gruporpf.com.br

www.facebook.com/Grupo-RPF-393212410749717/

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 344. São Paulo - SP. Centro. Loja em conjunto com BRP Plásticos