O PISO TÁTIL é um tipo de pavimento com relevos que é fixado no chão e serve como sinalização para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão.

Ele desempenha um papel crucial na promoção da acessibilidade e inclusão, permitindo que essas pessoas possam se locomover de forma autônoma e segura em espaços públicos e privados.

É fundamental que haja um entendimento claro sobre as melhores práticas para a instalação, composição, variação e manutenção do piso tátil, a fim de garantir sua eficácia e durabilidade ao longo do tempo.

Piso Tátil Alerta:

é um recurso utilizado para alertar pessoas com deficiência visual sobre situações que possam representar riscos de segurança em seu trajeto.

Esse tipo de piso tem como objetivo indicar mudanças no percurso ou áreas em que é necessário ter mais cuidado ao se locomover.

Dessa forma, ele ajuda a garantir a segurança e a autonomia das pessoas com deficiência visual em seus deslocamentos.

Piso Tátil Direcional:

é uma superfície elevada e com textura específica que é utilizada em situações em que não há guias de balizamento visíveis ou em que há caminhos preferenciais de circulação.

Ele é projetado para auxiliar pessoas com deficiência visual a se orientar e se movimentar com segurança, evitando que elas se percam ou escorreguem no chão.

Basicamente, o Piso Tátil Direcional é uma espécie de guia tátil que permite que as pessoas com deficiência visual possam se movimentar com mais autonomia e segurança em diferentes ambientes.