Saiba como instalar a cadeirinha de pintura

Para manter a segurança do trabalhador, é necessário que a cadeirinha de pintura esteja corretamente instalada em conformidade com os outros equipamentos de segurança

A cadeirinha de pintura, ou cadeira suspensa como também é conhecida, é uma dos mais importantes equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura. Uma dúvida muito comum sobre sua utilização é como fazer a instalação. Neste artigo, iremos comentar como o cabo de aço deve ser instalado na cadeirinha de pintura, além de mencionar sobre os outros EPIs envolvidos neste tipo de trabalho.

Instalando o cabo de aço:

como instalar cadeirinha de pintura novo

Conforme a imagem acima, o cabo de aço tem uma sequência para passar nas roldanas da cadeirinha. É importantíssimo seguir o caminho indicado, pois somente assim o funcionamento é garantido de forma segura.

O cabo de aço deve seguir uma linha reta até a parte inferior. Depois, é feita uma volta circundando a roldana inferior e, posteriormente, na superior. Por último, o cabo de aço deve descer novamente para sair do conjunto para a parte externa.

Testando a cadeirinha e outros EPIs:

Após instalar o cabo na cadeirinha, feche a caixa e teste a manivela. O esforço para o giro das manivelas deve ser mínimo. O movimento deve ser fluído e fácil. Faça este teste em ambiente seguro, ainda não em altura.

O fato da instalação da cadeirinha de pintura ter sido feita com êxito não desobriga o uso dos outros EPIs. A obrigatoriedade do conjunto é prevista por lei e deve ser respeitada. Por isso, o trabalhador deve estar em posse de um trava-quedas/talabarte, cinturão tipo paraquedista, freio 8, capacete, luvas, entre outros.

Para evitar surpresas, lembre-se de realizar periodicamente treinamentos com a equipe. Faça testes para ver se todos que irão usar a cadeirinha de pintura sabem realizar a instalação corretamente.

O afastador para a cadeirinha de pintura:

Um acessório importante e muito útil é o afastador de cadeirinha. Além de manter o trabalhador há uma distância segura e confortável da parede, também evita que a fricção desgaste o cabo de aço com maior rapidez. Confira nos links abaixo:

Cadeirinha de pintura CELPAN

Afastador para Cadeira Suspensa

Trava Quedas

Para estar informado:

Trabalho em Cadeira Suspensa – Curso NR35