Calçadas para deficientes visuais: como proceder

Deseja tornar as calçadas em frente sua casa ou estabelecimento comercial acessíveis aos deficientes visuais? Saiba o que é necessário para proceder corretamente

Tornar as calçadas da cidade acessíveis para deficientes visuais é um trabalho de inclusão social e precisa ser cada ver mais incentivado. São poucas as calçadas para deficientes visuais em centros urbanos ou no interior. Mesmo assim, é crescente o movimento de adaptação para que elas se tornem mais inclusivas e oferecem menos riscos.

calcada para deficiente visual

Para deixar as calçadas acessíveis para os deficientes visuais, devemos seguir a regulamentação da norma técnica NBR 9050, que especifica todos os padrões técnicos a serem seguidos. Leia mais sobre esta regulamentação clicando aqui.

Como tornar minha calçada acessível a deficientes visuais?

Resumindo, é necessário aplicar o piso tátil ao longo do percurso desejado. A instalação deve ser feita de maneira cuidadosa e seguindo certos procedimentos. Leia o artigo abaixo:

Sabendo como colocar e tomando as devidas precauções, basta instalar os pisos usando corretamente as variações de piso direcional e piso de alerta.

Enquanto o piso tátil direcional deve ser colocado de maneira sequencial com o objetivo de mostrar o caminho, o piso tátil de alerta deve ser instalado de maneira transversal para indicar um obstáculo, como escadas, portas ou vãos.

Instalando o piso tátil corretamente, conforme indicado nos dois links acima, você torna a calçada apta para o deficiente visual.

É importante destacar que a implementação do piso tátil deve seguir os padrões da NBR 9050. No artigo deste link sobre Piso Tátil, temos de formas detalhadas todos os padrões de medidas e posicionamento das placas. A leitura é fortemente recomendada caso você tenha tempo e queira se aprofundar sobre o assunto. No entanto, iremos resumir nesta página os pontos mais importantes a seguir.

O piso tátil é apresentado em diferentes padrões, mas todas remetem às duas principais formas de sinalização: alerta e direcional. As placas são diferentes e tem objtivos distintos. Enquanto o piso tátil de alerta possui relevo no formato circulares, o piso direcional é caracterizado por retas paralelas. Note pela imagem abaixo a diferença nos padrões:

piso tatil de borrachafoto de pisos tateis direcional

Conhecendo suas diferenças, podemos prosseguir para suas funções. De maneira objetiva, o piso tátil direcional guia o deficiente visual por uma trajetória para o local de destino. Ao caminhar por essa rota, o usuário irá se deparar com obstáculos, como escadas, catracas, portas e outros. Nessa hora, a sinalização muda para o piso de alerta, que é propositalmente fixado de maneira transversal ao piso direcional. Dessa forma, apresenta-se a sinalização clara de que o cego precisa aguardar orientação ou prosseguir com cuidado.

Mais alguns cuidados podem ser tomados para uma prática segura:

  • Evite que obstáculos fiquem no caminho do cego, como cadeiras, cones, mesas e placas
  • Realize a poda de galhos das árvores que podem oferecer risco ficando na altura do peito ou da cabeça do deficiente visual.
  • Limpe periodicamente a calçada, evitando a fixação de sujeira ou substância escorregadia.

A Angare comercializa piso tátil. Consulte nossa página.

Para saber mais: