Como assentar piso tátil de borracha?

Está na dúvida de como aplicar seu piso tátil emborrachado? Veja como assentar as placas e garantir a correta fixação

Para assentar o piso tátil de borracha, você deve seguir as normas da NR 9050. Leia com atenção o documento para ter uma noção básica no início do processo. Esta norma regulamentadora estabelece os critérios de acessibilidade em ambientes. Para este caso, é indicada somente a leitura das partes envolvendo o piso tátil, mas nada impede de estudar também outros tipos de materiais de sinalização.

como assentar piso tatil de borracha

  1. O piso tátil deve ser aplicado somente após a cura (concretagem) da base atingir 28 dias ou mais.
  2. Antes de usar a cola indicada, coloque as placas de piso tátil no local escolhido para reparar se há a presença de desnivelamento ou imperfeições no solo usado como base. Constatando problema, é necessário nivelar.
  3. Garantindo o nivelamento, certifique-se de que a base está limpa. Não podem haver óleos, graxas, poeira e similares que prejudiquem na adesão das placas.
  4. O solo está nivelado e limpo? Agora, marque com a ajuda de uma fita adesiva e um esquadro (sim, é necessário) o caminho por onde as placas de piso tátil serão assentadas.
  5. Após a fixação da fita adesiva, garanta a proteção das áreas adjacentes onde o piso será colocado. Você pode realizar a vedação colocando um material protetor. É importante revestir as áreas que estarão ao lado do piso tátil que será assentado.
  6. Agora, espalhe adesivo na base ou a cola indicada pelo fornecedor.
  7. Em seguida, aplique o mesmo aderente nas placas que serão assentadas.
  8. Assente as placas de piso tátil de borracha nas áreas planejadas.
  9. Por último, aplique o vedador de bordas.

O que fazer após assentar o piso tátil?

Somente libere a área para circulação após 3 horas ou tempo indicado pelo fornecedor do material aderente, seja adesivo ou cola. Importante, em caso de dúvidas sobre como usar piso tátil direcional ou de alerta, clique neste link.