Como usar cadeira suspensa?

Entenda qual a maneira correta de utilizar este EPI para trabalho em altura. Saber como usar a cadeira suspensa é fundamental para manter a segurança

Saber usar a cadeira suspensa é essencial para manter a integridade física do profissional que trabalha em altura. Um dos mais importantes EPIs, sua utilização exige atenção a alguns detalhes que iremos descrever neste artigo.

A cadeira suspensa está dentro da NR 18, especialmente focada para o trabalho em altura. Além disso, também segue a NBR 14751/11. Desde sua fabricação até o uso de outros equipamentos de proteção individual exigem que as normas regulamentadoras sejam seguidas.

Primeiro passo para usar a cadeira suspensa:

como usar cadeira suspensa

É necessário ter certeza de que foi adquirida uma cadeirinha de boa procedência. Na Angare, nossa cadeira suspensa é fabricada em chapa metálica de alta resistência. Ao contrário de outros materiais, o metal é mais resistente e dificilmente apresentará rachaduras ou deformações. Além disso, possui a certificação Falcão Bauer, que comprova a excelência em desenvolvimento.

Como utilizar após a compra:

Tendo certeza de possuir uma boa cadeira suspensa, o profissional deve seguir alguns procedimentos:

  • Saber a carga máxima de peso suportada e que não deve ser excedida
  • Conectar a cadeira à corta própria para a função
  • Vestir o cinto tipo paraquedista
  • Conectar o cinto ao trava quedas, que por sua vez será fixado à corda
  • Em seguida, usa-se um afastador de cadeira suspensa, para garantir que o profissional tenha uma distância confortável da parede
  • Os acessórios necessários para a função devem ser pendurados aos ganchos laterais da cadeira
  • Garanta que todas as travas estão corretamente colocadas

Por último, é importante realizar um treinamento a no máximo 2 metros do solo. Dessa forma, o profissional ficará familiarizado com o equipamento e sentirá mais segurança para a realização dos procedimentos em uma altura maior.

Produtos que podem ser de interesse:

Cadeira suspensa

Trava Quedas

Cinto tipo Paraquedista

Para se manter informado:

NBR 14751 – Equipamento de Protecao Individual – Cadeira Suspensa – Especificação e Métodos